Muito se ouve da tendência Destination Wedding e a excitação que é se casar em cidades históricas ou praianas. Dentre as várias preocupações que cercam o planejamento, certamente a maior de todas é a confirmação dos convidados na cerimonia, tendo em vista que o casamento pode ser realização muito longe de casa.

Um bom planejamento é o suficiente para garantir a presença dos convidados, e a resposta é simples: Save The Date. O  Lucas Fernandes, da EF Cerimonial, explica como os noivos devem se organizar para que dê tudo certo e seus amigos compareçam ao casório.

Vídeo Inspiração: Save the Date do nosso querido casal Jadde & Adelino em Búzios

 

Save the Date: O que é e Por que fazer?

Desde que o mundo é mundo, um ditado famoso sempre foi: “A Primeira Impressão é a que fica”. O Save The Date é exatamente isso! Traduzido para o português “reserve a Data”, o STD é aquele aviso amigável que chega meses antes da data do casamento para mostrar aos amigos que estão sendo convidados para o evento. Assim, familiares e amigos podem se organizar com antecedência e participar desta data especial. Acreditem, se sua intenção é realizar um Destination Wedding essa é uma ferramenta essencial.

Como enviar?

Se forem impressos, via correio, deixe a surpresa encantar os convidados, não fale nada antes que chegue a mãos. Caso opte pelo eletrônico, mande por e-mail ou crie um grupo no Facebook. Nesse último, os noivos acompanham melhor as confirmações e o famoso “tititi” pré-casamento. Uma dica é adicionar o cerimonial responsável, assim ele ajuda seus convidados com eventuais dúvidas sobre o evento.

Quais Informações colocar?

Evite o bombardeio de informações, seja conciso. Data, motivo – neste caso, casamento – nomes, local e site do evento – se existir. O que difere o STD é a informalidade, deixe todas as informações detalhadas para o convite, use e abuse da criatividade para cria-lo.

Quando Entregar?

Existem controvérsias a respeito destas datas, nós, da EF Cerimonial recomendamos no mínimo oito meses antes, um prazo considerável para a preparação dos convidados. Só não esqueçam que antes de divulgar o site deve estar inteiramente pronto, assim não haverá confusão, como mudança de data ou local.

Qual a variação de Custo?

A partir de R$ 0,00. Para os noivos que tem habilidades nos programas de design, a arte pode ser feita por eles próprios. Uma boa saída é tiara uma foto bem legal segurando um quadrinho com as informações, por exemplo. Algo mais elaborado seria optar por fazer um vídeo, como o nosso querido casal Jadde e Adelino (vídeo acima), fica super criativo e diferente também.

Precauções e expectativas pós-envio:

A repercussão do Save The Date varia de acordo com a forma que foi enviada. Se enviarem via e-mail, a confirmação é feita pelo próprio, como resposta. Caso tenha contratado uma empresa de RSVP, quem disparou o convite que irá contabilizar a lista de presença. A checagem por correios é mais trabalhosa; uma dica para facilitar, e dar um UP no feedback, é colocar no convite uma hashtag com o nome do casal para que os convidados tirem foto e a usem, dizendo algo como “eu vou”. Por fim, se o Save The Date foi através de Facebook, tudo é atualizado instantaneamente.

Seguem abaixo 15 inspirações criativas de Save the Date internacionais achadas na internet:

Gostou da ideia de fazer um Save the Date? Além de ser super útil, é uma opção divertida de avisar os convidados sobre o seu casamento, principalmente se for um Destination Wedding. Conte com a ajuda da equipe do EF CERIMONIAL para esse e para todos os detalhes do seu casamento em Búzios.