Uma coisa é certa: a iluminação faz toda a diferença no dia do seu casamento. Ela têm o poder de criar uma atmosfera especial e vão dar o toque final na decoração do grande dia. Ter espaços estratégicos e bem iluminados garantem um efeito incrível na hora da cerimonia e da festa, por isso hoje vamos te ajudar a fazer a escolha certa!
(Foto: Fer Suhett)
Vamos pelo começo!
Acreditem ou não, mas a iluminação tem vários papeis: iluminar, decorar, realçar e até camuflar alguns detalhes que não querem que sejam vistos. A luz tem a capacidade de chamar a atenção para determinados pontos ou tirar a atenção para aqueles lugares que são indesejáveis.
Antes de definir como vai ser a iluminação do casamento, é preciso definir o estilo da festa (veja aqui), o local onde vai acontecer o evento (se vai ser pé na areia, beira mar, em um lugar fechado, etc..) e por último o horário da cerimonia e festa.
#DicaEFCerimonial:O horário do evento pode interferir muito nas escolhas, se o evento acontecer na praia, a iluminação terá um impacto maior na hora que escurecer.
(Foto: Leo Staciolli)
Atenção ao local do evento, alguns locais misturam luzes quentes e frias (como é o caso de igrejas, por exemplo) e isso pode desequilibrar as cores da fotografia. Por isso o mais indicado sempre é realizar a cerimonia em um local que tenha uma boa iluminação natural ou que tenha uma luz quente ou fria, mas nunca as duas juntas. A ideia é misturar os dois tipos de luzes e assim criar um espaço com a personalidade de vocês.
#DicaEFCerimonial: Se o casamento acontecer durante a tarde, o melhor é começar a cerimônia as 16hs, assim irão aproveitar o pôr do sol.
(Foto: Léo Soares)
Pontos que devem levar em consideração:
Os pontos de fixação são super importantes para espalhar as luzes pela festa. Quanto maior a quantidade de itens suspensos, maior vai ser a iluminação cênica. A existência desses detalhes vai ajudar, por exemplo, a ter uma mesa de doces sonhada com iluminação aérea ou ter a mesa dos noivos com um destaque maior.
#DicaEFCerimonial: a luz JAMAIS pode ficar no rosto das pessoas!! O projeto de iluminação precisa ter as luzes bem distribuídas para não incomodar ninguém!
(Foto: GF Photos)
(Fotos: Guilherme Tonna)
As diferenças de uma luz branca para uma luz amarela:
A iluminação correta é aquela que valoriza o ambiente e a decoração, o ideal é fazer esse projeto de iluminação em conjunto com seu decorador e trabalhar os pontos que querem ser destacados.
Luz Branca: a luz branca proporciona melhor visibilidade, dá a sensação de foco e atenção. A luz branca ilumina perfeitamente bem, mas da um ar mais artificial.
Luz amarela: pelo fato dela ser mais dourada, ela dá um ar de aconchegante e deixa o espaço mais charmoso.
#DicaEFCerimonial: luzes de cores como vermelhas, azuis e verdes, ficam ótimas para o momento da festa. Mas na hora da cerimonia, evite usar esse tipo de iluminação já que nas fotos podem aparecer manchas na pele.
Os diferentes tipos de iluminação:
Iluminação cênica: Mais conhecida como iluminação ambiente e sem dúvidas uma das mais importantes. Ela vai indicar como vai ser o clima da festa e dá o auxílio para que as fotos fiquem as mais naturais possíveis. Realça o local e a decoração.
Iluminação decorativa: A própria palavra já diz, o seu foco principal é decorar! Nesse item entram: velas, lustres e luzes LED.
Iluminação de pista:Elas são encarregadas de deixar a pista de dança mais atraente.
(Fotos: Felippe Lannes)
Iluminando cada espaço da forma certa:
Cada espaço do seu casamento precisa de uma atenção especial:
Altar:dependendo de onde vai acontecer a cerimônia, a iluminação deve ser feita de diferentes maneiras. A iluminação nesse espaço deve ser leve, algo difuso, mas que mesmo assim ilumine bem as fotos. Aqui é perfeito misturar a luz branca e amarela, já que é o que mais se aproxima a luz do sol.
Mesa dos convidados: a iluminação das mesas geralmente é feita através dos centros de mesas ou iluminação aérea. Arranjos de flores misturados com velas criam um espaço idealmente iluminado e aconchegante.
#DicaEFCerimonial: Pode ser que sejam necessários até 3 pontos de iluminação.
(Fotos: Muniz e maia)
(Foto: Studio Couplé)
Mesa do bolo:Aqui é recomendado usar uma iluminação mais aberta, assim dão destaque pra mesa toda. Perfeito para usar a iluminação decorativa com pendentes ou cúpulas.
(Fotos: Guilherme Tonna)
(Fotos: D51 Fotografia)
Pista de dança: esse é o momento de criar combinações de luzes coloridas. Luzes de baixa qualidade vão dar o ar de poluição visual e ao invés de motivar os convidados, vão deixá-los pra baixo.
(Foto: Frederico Santa Rosa)
(Foto: Thrall Photograpy)
Lounges:Uma iluminação mais aberta valoriza todos os itens da composição do ambiente.
(Foto: Guilherme Tonna)
(Foto: Thrall Photography)
Pesquisem e muito! Procurem informação e referencias no Instagram, no Pinterest ou vídeos e especialmente: confiem nos profissionais que vocês contrataram. Sabemos que é o dia sonhado de vocês e nada mas lindo que tudo seja do jeitinho que sempre idealizaram!