Qual deve ser a ordem correta do cortejo? Quem deve entrar antes ou depois de quem? Mas será que existe realmente uma ordem correta ou os noivos podem escolher? Essas e entre outras são as dúvidas que a maioria dos casais tem, por isso hoje vamos matar essas dúvidas e contar um pouquinho como funciona.
(Foto: GF Photos)
Antes de começar a falar, devemos deixar claro que para todo casamento existem protocolos e eles ajudam para que o casamento aconteça exatamente como planejado, mas claro, não necessariamente eles devem ser seguidos a risca. Caso queiram mudar alguma coisa não tem problema, no final das contas o casamento é todo de vocês.
Apesar de ter diferença entre os cortejos de cada religião, existe um tipo de cortejo que é o tradicional que se adapta a qualquer situação.
As entradas:
1 – Noivo e mãe:O noivo sempre abre o cortejo, porque segundo a tradição é ele quem abre o altar para a junção de duas famílias;
(Fotos: Aloha Fotografia)
2 – Pai do noivo + mãe da noiva:São os consogros e agora eles fazem parte da mesma família. No caso que os pais sejam separados ou uma das partes não se sentir a vontade para entrar dessa forma, podem colocar um irmão ou algum parente;
3 – Padrinhos: A ordem dos padrinhos é sempre feita pelo grau de afinidade e parentesco com os noivos. O ideal são 4 casais de padrinhos, se passar desse número vai ficar um cortejo muuuito longo;
(Fotos: Fer Shuett)
4 – Pajens: A ordem pode ser feita por idades, não tem uma regra;
5 – Noiva + pai: por último a noiva com o pai (ou alguém que ela considere para fazer a entrada com ela, pode ser um irmão, tio, padrasto ou até tem quem entre sozinha);
#DicaEFCerimonial: A noiva entra quase sempre no braço esquerdo com seu pai e na mão esquerda leva o buque. O altar é sempre composto pelo esquerdo da noiva e do lado direito do noivo.
(Foto: Guilherme Tonna)
(Foto: GF Photos)
6 – Pajens com alianças: e para fazer o fechamento da cerimonia, é o momento das alianças.
(Fotos: Aloha Fotografia)
A saída:
1 – Cumprimento simultâneo (tradicional): Os noivos abraçam os padrinhos no final da cerimônia. Iniciando sempre pelo lado oposto de sua família, ou seja, o noivo pelo lado da noiva e a noiva pelo lado do noivo. Em seguida saem os noivos primeiro, depois as famílias, os pajens e por último os padrinhos.
2 – Cumprimentos e saída ao mesmo tempo: Serve para qualquer cerimônia. Os noivos ficam de frente para os convidados e começam a cumprimentar os pais da noiva que já saem pelo corredor. Em seguida os pais dos noivos, padrinhos, pajens e por último os noivos.
3 – Os cumprimentos apenas nas fotos: Quando o espaço da cerimonia é muito pequeno e os padrinhos se sentam na primeira fileira junto aos convidados cumprimenta-se apenas os pais no altar e a saída é feita primeiro pelos noivos, seguido pelos padrinhos.
(Foto: Guilherme Tonna)
E na saída, o que jogar?
Já pararam para pensar como você vai querer a saída da igreja? Arroz, confete ou pétalas?
1 – Bolhas de sabão:
Uma moda que veio com tudo, não suja o chão como arroz, mas é necessário tomar cuidado para não escorregar porque elas molham, né?
2 – Arroz:
Uma das tradições mais antigas quando falamos de casamento, quando os convidados jogam arroz nos noivos estão desejando prosperidade a eles.
#DicaEFCerimonial: Recomendamos falar antes com alguém responsável do local onde vai acontecer o casamento, já que tem alguns espaços não é permitido jogar arroz devido a grama.
3 – Pétalas de flor ou folhas de plantas:
Símbolo de romantismo, as pétalas de rosas estão sendo adotadas pelos casais já que elas não machucam (ao contrário do arroz).
(Foto: Flavia de Fante)
(Foto: Thay Rabello)
4 – Bolinhas de papel:
Uma boa opção é escolher o papel mais denso ou confetes metalizados. Fica lindo e original.
Quando entregar?
Uma das possibilidades que a maioria dos casais usam é deixar no banco antes do início da cerimonia outra opção é antes da cerimonia terminar. Mas nunca é boa opção entregá-los quando a acontece a cerimônia, já que assim os convidados podem se dispersar.
Onde devo entregar?
Lembre-se que vão ser pequenas porções, as mais usadas são os cones de papel, caixinhas, saquinhos de tecido e envelopes de papel.
(Foto: Felipe Lannes)
Bom, agora que já matamos algumas dúvidas é só esperar a emoção tomar conta de vocês e dos convidados! E depois relaxar para curtir o dia tão especial!