Vocês sabem a importância de segurança no dia do casamento? Por mais que sejam coisas que a gente deteste pagar ou até não prestemos muita atenção, devemos entender que são essenciais para o grande dia. A gente paga e reza para não ter que usar, mas eles são os responsáveis por manter os seus convidados seguros.
A importância de ter profissionais de segurança no dia do evento:
O dia do casamento é o sonho de muitos, então para que esse dia não se transforme em um pesadelo, sabemos que temos que tomar algumas medidas. Todo cuidado é pouco e ter uma equipe que saiba trabalhar com esse tipo de evento é fundamental para que a vocês tenham uma noite tranquila. Por isso chamamos o Alan, dono de uma das empresas de segurança de Bùzios para conversar um pouco com a gente sobre o assunto:
EF : Qual é a importância do serviço de segurança?
Alan: A importancia do serviço de segurança se deve pelo fator psicológico, porque você vai lidar com pessoas por parte da noiva e por parte do noivo que a gente não conhece. A segurança se faz presente no portão de entrada, dentro do espaço físico para manter a ordem e na parte externa, porque dependendo do local é super necessário ter segurança do lado da praia, por exemplo na Marina o Praia Rasa que são lugares mais afastados.
Então podemos dizer que a segurança é essencial para manter a ordem e disciplina do local e assim ter a festa progredindo sem alteração, já que é o sonho dos noivos e tudo deve estar perfeito.
(Foto: Leo Soares)
O número ideal de segurança no grande dia:
É muito normal ver que os noivos queiram contratar um número mínimo de segurança. As vezes porque querem cortar gastos ou até por achar que não é necessário, já que todos são amigos ou familiares... mas è ai que se enganam, não esqueçam que é uma festa e em toda festa tem álcool, as vezes pode acontecer que algum convidado passe do limite ou pode ate ser que tenha crianças no dia do evento e elas precisam de uma atenção especial. Por isso não queiram economizar, é preciso ter em mente que a segurança dos convidados é muito importante também!
#DicaEFCerimonial: Por mais que não seja intencional, o consumo em excesso de álcool pode dar situações um pouco desagradáveis. A recomendação é que seja delimitado uma quantidade de álcool para os convidados, por exemplo, 3 cocktails por pessoa e assim evitar potenciais problemas.
EF: O número de segurança é calculado com base em quais quesitos?
Alan: Para fazer o calculo é preciso de alguns fatores:
- O número de convidados;
- O publico: como é o publico que vai estar presente no dia? tem mais jovens ou pessoas mais velhas? sao de beber muito ou pouco?;
- O tamanho do espaço: se é muito grande ou muito pequeno, se tem muita áreas de risco, quantas entradas tem ao local da festa;
EF: Qual é o número mínimo de segurança para um casamento de 100 convidados?
Alan: O número de seguranças para 100 convidado vai depender muito do local. Mas a prioridade é que para lugares de pequeno a medio porte, 4 seguranças seria perfeito. Caso a área do evento for maior, é indicado colocar mais seguranças.
#DicaEFCerimonial: Alguns espaços já indicam o número de seguranças que devem ser contratados de acordo com a lotação do evento.
(Foto: Fabio Calderaro)
Evitando penetras:
Vamos combinar que ninguém quer um penetra no dia do casamento, certo? Por isso ter segurança no local vai fazer com que isso não aconteça, uma supervisão adequada vai fazer com os não convidados nem arrisquem entrar. Portanto, por mais que vocês tenham optado pelos convites individuais, preparem uma lista de convidados para que os profissionais da área possam também ter um controle de acesso.
EF: Como vocês lidam com os convidados penetras?
Alan: A mesma pergunta está dizendo: convidado penetra é aquele que não foi convidado e quer entrar. Existem dois tipos: o que provavelmente conhece outras pessoas que estão na festa, mais conhecido como o convidado do convidado. Nesse caso a gente pede pra aguardar e pede para fazer o contato, o que naturalmente ele já vai ficar constrangido e vai cair fora. O segundo caso é o penetra que nao conhece ninguém e mesmo assim quer entrar, nesse caso abordamos a pessoa de uma forma sutil, porém com firmeza para que ele nao entre no local. Por isso volto a dizer que é muito importante fazer uma visita ao local, assim sabemos onde estão os pontos fracos e evitar essas confusões.
O verdadeiro trabalho do segurança tem que ser invisível, eu costumo falar que quando o trabalho do segurança aparece é porque aconteceu alguma coisa errada. Quando ele não aparece, ele esta sendo executado perfeitamente.
(Foto: Love Shake)
Cuidando das nossas crianças:
Se vocês são um casal que tem muitas crianças na família ou amigos com filhos, se preparem porque elas vão precisar de atenção e cuidado extra! Especialmente se no espaço que vocês alugaram tem piscina ou fica próximo da praia, por isso além de segurança, pensem em ter como um salva vidas. Pode ser que não usem, mas prevenir nunca é demais! (até porque vai que algum convidado cai na água, ninguém quer que aconteça o pior).
Cuidado com o fogo!
Sabemos que todos adoooram fazer a entrada de sucesso com sparkles no momento da dança ou ter aquele cenário de contos cheio de velas, mas jà pensaram se a cauda do vestido da noiva pega fogo? Ou se queima algum elemento da decoração? È uma situação muito chata, só que pode acontecer! Por isso não esqueçam dos extintores.
EF: Extintores de incêndio, porque são essências no dia do casamento?
Alan: É sumamente importante, um item básico para o dia do casamento. Quando falamos em evento devemos levar em cosideração que temos muitos fios, geradores, muita coisa inflamável. O extintor de incendio é de suma importancia quando o assunto é segurança. Vale lembrar que existem extintores para cada função diferente, por exemplo, eu nao posso usar o que tem agua para apagar o fogo com fios.
Assim como o extintor de incendio também é muito importante levar em consideração outros itens. Por exemplo, em nossa lei municipal eles pedem que dependendo da metragem da piscina, tenha um guarda vidas no local ou para casamentos com mais de 300 convidados tenham uma ambulancia no local.
(Fotos: Thay Rabello)
Fiquem atentos as regras:
Fiquem atentos ao lugar escolhido! Peçam ao espaço quais são as regras, qual é a lotação máxima do espaço, como é a acessibilidade e se as saídas de emergência seguem as normas impostas.
EF: Quais são as regras de segurança para os casamentos em búzios?
Alan: Acho que as regras nao sao somente para Búzios e sim para todo o Brasil. É muito importante ter pelo menos um mínimo de seguranças e procurar por empresas e equipes que sejam legalizada para poder exercer o serviço.
#DicaEFCerimonial: Outro cuidado importante é ver se eles têm todos os alvarás e licenças necessárias para funcionar regularmente. Desse modo vocês evitaram imprevistos durante a comemoração.
Esse post não foi feito para causar medo (ou um pouquinho rsrs), mas é apenas para demostrar que um acidente pode ser evitado e assim ter uma festa linda e cheia de elogios! A segurança no dia do casamento é essencial e deve ser levada muito a sério.